
Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica
2014; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-3539/2014/0182744
ISSN2175-3539
AutoresFlávia da Silva Ferreira Asbahr,
Tópico(s)Social Representations and Identity
ResumoDiante do aumento da literatura que utiliza os conceitos de sentido e significado e da grande dispersão semântica destes termos, nosso objetivo é apresentar tais conceitos na Psicologia Histórico-Cultural a partir de fontes primárias desta teoria, focando obras de Vigotski e Leontiev. O conceito de sentido aparece em Vigotski no seu texto "Pensamento e Palavra", em que analisa a relação entre pensamento e linguagem. Leontiev apropria-se deste conceito denominando-o de "sentido pessoal" e relacionando-o com a atividade e a consciência. Nosso segundo objetivo é, assim, analisar teoricamente a formação da consciência e sua relação com os processos educacionais tendo como foco a atividade de estudo. Como síntese, destaca-se que a ocorrência da aprendizagem depende do sentido que esta tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os conteúdos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.
Referência(s)