OFICINAS EDUCATIVAS PARA UM GRUPO DE GESTANTES ACERCA DO PERÍODO GRAVÍDICO

2016; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2317-7748

Autores

Flávia Vasconcelos Teixeira, Auxiliadora Elayne Parente Linhares, Raquel Xavier Guimarães, Maria Michelle Bispo Cavalcante, Albertina Iara do Nascimento Lopes, Manoel Alves Teixeira,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

Este artigo reflete sobre a assuncao de posturas educativas por profissionais da saude, como estrategia fomentadora da educacao em saude, a partir de vivencias proporcionadas pelo Programa de Educacao pelo Trabalho para a Saude (PET-Saude) “Rede Cegonha”, da Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA), com enfoque no ciclo gravidico-puerperal de mulheres assistidas pela atencao primaria a saude (APS). Trata-se de um relato de experiencia realizado em 2014 em um Centro de Saude da Familia (CSF) em Sobral (CE). Sistematizaram-se, quinzenalmente, oficinas com gestantes, na sala de espera, nos dias de consultas de pre-natal, intentando ampliar o numero de gestantes, uma vez que outras tentativas para a formacao do grupo mostraram-se ineficazes. Os resultados indicam que as informacoes passadas pelos profissionais e a troca de experiencias entre as gestantes foram percebidas e avaliadas como beneficas, pois proporcionaram um aprendizado conjunto em relacao ao periodo gestacional. A similaridade existente nas vivencias reduziu a sensacao de medo que afetava as gestantes que nao tinham experiencia naquele assunto e reforcou a sensacao de seguranca em relacao aos eventos proprios do periodo gestacional. Diante disso, podemos constatar que a estrategia de integracao ensino-servico-comunidade adotada pelo PET-Saude proporciona, verdadeiramente, oportunidades de imersao no Sistema Unico de Saude (SUS), com desenvolvimento de competencias e habilidades entre estudantes e profissionais no trabalho comunitario.

Referência(s)