Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mestrado Profissional em Ensino na Saúde no Brasil: avanços e desafios a partir de políticas indutoras

2015; Volume: 12; Issue: 28 Linguagem: Português

10.21713/2358-2332.2015.v12.823

ISSN

2358-2332

Autores

Rosana Brandão Vilela, Nildo Alves Batista,

Tópico(s)

Professional Masters Programs Analysis

Resumo

Este estudo objetivou conhecer as repercussões da indução dos mestrados profissionais em Ensino na Saúde, procurando subsídios para o aprimoramento e a sustentabilidade dos programas. O trabalho teve caráter qualitativo exploratório, reunindo análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores dos programas, predominando a análise temática dos dados coletados. Evidenciaram-se duas categorias: “Avanços dos programas em Ensino na Saúde na modalidade profissional” e “Desafios na implementação da política indutora”. Os avanços foram identificados pelo crescimento do número de programas, distribuição regional e agregação dos programas na área de Ensino da Capes. Os desafios remetem para a ausência de financiamento, pouca valorização do mestrado profissional e pouca clareza dos critérios de avaliação dos programas.

Referência(s)