Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Proposta de uma Metodologia de Ensino de Espaços Vetoriais

2015; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português

10.3895/rbect.v8n4.2102

ISSN

1982-873X

Autores

Teodora Pinheiro Figueroa, Saddo Ag Almouloud,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O trabalho apresenta uma proposta de metodologia para o ensino de Espaço Vetorial. Essa proposta é fundamentada na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau e na Teoria dos Registros de Representações de Duval. As sequências didáticas foram planejadas de forma a criar condições para o aluno ter uma atitude autônoma durante todo o processo de construção do conceito de Espaço Vetorial. O objetivo fundamental deste trabalho é mostrar que as interações do aluno com situações didáticas apropriadas e um certo milieu são essenciais para o aluno construir o conceito de forma significativa, sendo capaz de um elevado nível de abstração. O objetivo foi atingido, o que se pode comprovar através dos resultados obtidos.

Referência(s)