PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DE ALAGOAS

2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Sanyshelle Ramalho Lopes, Raphaela Farias Teixeira, Robéria Santos Albuquerque,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

INTRODUCAO: A Sindrome de Burnout (SB) vem sendo considerada uma das patologias que mais cresce significantemente, tendo o estresse e a sobrecarga ocorridos na situacao de trabalho como pontos agravantes para os primeiros sinais da sindrome, que gera uma sensacao de esgotamento fisico e mental. Os primeiros indicios do Burnout podem iniciar-se ja no periodo de vida academica e persistir na vida profissional, e tem se mostrado presente na vida dos fisioterapeutas, causando uma tensao emocional cronica no exercicio do cuidar. A avaliacao precoce e, portanto, muito importante para que haja uma intervencao imediata e preventiva nos primeiros sinais da sindrome. OBJETIVOS: Este estudo teve como finalidade identificar a prevalencia da Sindrome de Burnout nos estudantes de um curso de graduacao em fisioterapia de Alagoas. METODOLOGIA: Foi realizado, para tanto, um estudo descritivo transversal, de abordagem quantitativa, sendo incluidos 42 academicos de um curso de graduacao em Fisioterapia noturno de Maceio/Al. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionario de identificacao pessoal com variaveis sociodemograficas e academicas elaborado pelas pesquisadoras, o Inventario de Burnout de Maslach para estudantes (MBI-SS) e um questionario de fatores de estresse percebidos no ensino. Foi realizada analise estatistica descritiva dos dados (media, frequencia e porcentagens) utilizando o programa Excel 2013. RESULTADOS: Dos 42 estudantes que participaram, 24 estavam cursando o primeiro ano do curso e 18 o ultimo ano do curso, ja em fase de estagio curricular, predominando na amostra estudada, estudantes com idade media 30,67 anos, do sexo feminino (78,57%), solteiros (69,04%), sem filhos (59,53%), que nao trabalham (57,15%) e possuem renda familiar de dois a tres salarios minimos (50%). Quanto as variaveis academicas, 50% dos estudantes concluiram o ensino medio em escola publica e 50% em escola privada. A maioria referiu nao ter apresentado dificuldade para concluir o ensino medio (71,42%) ou ser aprovado no vestibular (78,57%). O custeio da mensalidade e feito predominantemente atraves do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) (59,53%), e 76,19% nao consideraram que o turno noturno interferisse no processo ensino-aprendizagem. A avaliacao do Inventario de Burnout de Maslach, considerando a totalidade dos estudantes, evidenciou escores medios de Exaustao Emocional (61,90%), baixos de Descrenca (54,76%) e altos de Eficacia Profissional (61,90%), demonstrando ausencia de Burnout na amostra estudada. Com relacao aos fatores de estresse avaliados, dos treze, apenas tres foram considerados como estressante ou muito estressante por mais de 40% dos estudantes: Conciliar trabalho e curso (42,85%), Muitas disciplinas para cursar (47,67%) e Realizar prova e trabalho (59,53). CONCLUSAO: Os academicos de fisioterapia avaliados nao apresentaram sinais da Sindrome de Burnout, predominando na amostra estudada escores medios de Exaustao Emocional, baixos de Descrenca e altos de Eficacia Profissional. Entretanto, evidencia-se em alguns academicos o risco de desenvolver a Sindrome, por terem nivel alto/moderado de exaustao emocional, sendo necessaria a implementacao de medidas preventivas, como apoio psicologico que detectem situacoes indutoras de estresse.

Referência(s)