
DIRECIONANDO OS INSTITUTOS FEDERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.35819/scientiatec.v2i3.1474
ISSN2318-9584
AutoresMarcelo Costa Pinto e Santos, Hilton Galvão, Sisko Mällinen,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste trabalho visa discutir o papel da pesquisa e extensão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, trazendo à tona a conveniência e a necessidade da aproximação dessa Rede dos arranjos produtivos locais. Apresentamos alternativas de ações fortemente baseadas na experiência adquirida na participação dos autores no programa “Professores para o Futuro”, programa do Ministério da Educação, que possibilitou a participação, durante 4 meses, no dia a dia da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Tampereen Ammattikorkeakoulu – TAMK), Finlândia. Visamos a discussão da viabilidade, vantagens e desvantagens da adaptação e utilização das iniciativas vivenciadas na Finlândia à realidade dos Institutos Federais e à diversidade de cenários locais brasileiros.
Referência(s)