Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem?

2015; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 36; Issue: 133 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302015155700

ISSN

1678-4626

Autores

Elizabeth Macedo,

Tópico(s)

Educational Theory and Curriculum Studies

Resumo

Resumo: No texto busco discutir os sentidos de educação como direito público subjetivo e como bem privado, cuja performance é medida pelo Estado. Analiso as bases nacionais comuns para os currículos, lançadas para consulta pública em setembro de 2015. Meu argumento, após fazer emergir esses dois significados, é que eles se articulam, produzindo uma compreensão normativa de currículo, ao partilharem o antagonismo em relação à imprevisibilidade do chão da escola. Teoricamente, assumo, a partir do diálogo com a teoria do discurso, que o debate político se dá com o intuito de criar uma ordem, sem ser capaz de apagar o antagonismo social. Do ponto de vista político, meu compromisso é fazer emergir sentidos possíveis para currículo que têm sido apagados pelas articulações em curso.

Referência(s)