
Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem?
2015; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 36; Issue: 133 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302015155700
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Educational Theory and Curriculum Studies
ResumoResumo: No texto busco discutir os sentidos de educação como direito público subjetivo e como bem privado, cuja performance é medida pelo Estado. Analiso as bases nacionais comuns para os currículos, lançadas para consulta pública em setembro de 2015. Meu argumento, após fazer emergir esses dois significados, é que eles se articulam, produzindo uma compreensão normativa de currículo, ao partilharem o antagonismo em relação à imprevisibilidade do chão da escola. Teoricamente, assumo, a partir do diálogo com a teoria do discurso, que o debate político se dá com o intuito de criar uma ordem, sem ser capaz de apagar o antagonismo social. Do ponto de vista político, meu compromisso é fazer emergir sentidos possíveis para currículo que têm sido apagados pelas articulações em curso.
Referência(s)