Artigo Revisado por pares

Práticas de Pesquisa em Educação Ambiental em Diferentes Espaços Institucionais Educação Ambiental em Portugal: Investigação Sobre as Práticas

2007; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2177-580x.v2i1p95-110

ISSN

2177-580X

Autores

Cecília Galvão,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A Educacao Ambiental teve a sua expansao em Portugal a partir de uma proposta da UNESCO, em 1984/85, tendo envolvido varios Ministerios, Associacoes de proteccao da natureza e escolas basicas e secundarias. Surgiu assim o projecto de Educacao Ambiental para o Desenvolvimento, firmado em protocolos entre varias entidades como a Direccao Geral do Ensino Basico e Secundario e o Instituto Nacional do Ambiente, definindo-se a Educacao Ambiental enquanto processo de formacao orientada para a resolucao de problemas, de uma forma interdisciplinar, de modo a integrar-se na comunidade e ter um caracter de educacao permanente. Varias experiencias foram desenvolvidas nas escolas, por vezes em ligacao a universidades, e surgiram linhas de investigacao com o objectivo de tornar visiveis essas experiencias como exemplo de boas praticas educativas. Nesta comunicacao, apresentaremos algumas dessas linhas metodologicas como os estudos de caso, os estudos etnograficos e a narrativa como as que apresentam grandes potencialidades na area de Educacao Ambiental. Serao dados alguns exemplos de estudos realizados com professores em Portugal, de modo a tornar mais explicita a importância desses metodos de investigacao. Tornar visiveis as experiencias inovadoras e um dos melhores caminhos para contagiar para o envolvimento em projectos que se pretende constituam nao apenas momentos na vida de alguem, mas, sobretudo, constituam mudancas de atitude para toda uma vida. Ha hoje a nocao de que para criar qualidade de vida, no sentido pessoal e colectivo, e indispensavel a participacao de todos, mas numa perspectiva ecocentrica e nao antropocentrica. Alertar as criancas e os jovens para a importância do seu comportamento e intervencao na gestao dos recursos, torna-los sensiveis ao que se passa a sua volta, aprendendo a discutir e a dar argumentos que fundamentem a sua opiniao, e educar para o ambiente e a sustentabilidade. Dai a importância de os curriculos escolares incluirem estas problematicas. Como professores e investigadores, temos uma grande responsabilidade, educar, tornando visivel o que se faz para mostrar que e possivel fazer mais e melhor, mas, sobretudo, despertar consciencias para que os proprios alterem comportamentos indesejados.

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