Artigo Acesso aberto

O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de <i>O Popular</i>

2022; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18224/pan.v3i1.3417

ISSN

2237-1087

Autores

Carla Guimarães Silva, Noêmia Félix da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

RESUMO: Seis veículos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notícias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para Salaverría e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalística, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Sant??Anna (2008) é possível mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veículo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O Popular

Referência(s)
Altmetric
PlumX