Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A economia criativa do Brasil: modernização cultural, criação e mercado

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 06; Issue: 02 Linguagem: Português

10.28998/2179-5428.20120202

ISSN

2179-5428

Autores

Elder P. Maia Alves,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O fio que conduz esta investigação diz respeito à tentativa de realizar um entrecruzamento entre os domínios estético-expressivos e econômico-comerciais, tencionando compreender a relação entre os processos criativos, os mercados culturais e a critica político-cultural especializada, entre os anos 40 e 70 do século XX no Brasil. Essa visada teórico-metodológica se faz necessária, sobretudo, para compreender os usos práticos do conceito de indústria cultural por parte dos grupos, organizações e movimentos político-culturais das esquerdas nacionalistas no decurso dos anos 60 e 70. A partir desse percurso, objetiva-se explorar as condições sociológicas que, na longa duração sócio-histórica, alteraram o lugar e o estatuto estético e político da criatividade e dos processos criativos. Com efeito, o trabalho norteia-se pela seguinte indagação: por que a dimensão criativa, sobretudo durante os anos 60 e 70, foi obliterada em nome de uma crítica ao domínio econômico-comercial?

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