
A pedagogia histórico-crítica e a luta pela formação humana plena de conteúdos: o caso da cultura corporal na educação escolar do MST
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Issue: 57 Linguagem: Português
10.20396/rho.v14i57.8640408
ISSN1676-2584
AutoresIsis Conrado Haun, Katiusca Lima Cunha, Tiago Nicola Lavoura,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO presente artigo investigou os fundamentos pedagógicos do trabalho educativo escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e sua relação com o ensino da cultura corporal. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, complementada por uma etapa de pesquisa exploratória no Assentamento Terra Vista do MST, no município de Arataca – BA. Os dados da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST, evidenciando-se fragilidades para o processo formação e emancipação humana respaldados pelas bandeiras de luta do movimento. Defende-se a pedagogia histórico-crítica enquanto teoria pedagógica balizadora do trabalho educativo do MST, visto sua tese de que o processo educativo escolar é um processo criador de carecimentos superiores, voltado para a formação humana dos indivíduos não fundamentada na satisfação das necessidades já dadas pela vida cotidiana, mas sim pelo contato com conteúdos socialmente produzidos e integrantes da esfera da vida não-cotidiana.
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