Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Recortes históricos sobre a noção de schème em Piaget: o processo de desenvolvimento de um conceito

2015; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 96; Issue: 244 Linguagem: Português

10.1590/s2176-6681/361213543

ISSN

2176-6681

Autores

Gabriel Dias de Carvalho, Silvia Parrat-Dayan,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Resumo: Apresenta o resultado de uma pesquisa realizada nos Archives Jean Piaget sobre o modo com que Piaget se valeu do conceito de schème ao longo de sua obra. Para tanto, foram investigadas as diversas fases da produção piagetiana à luz desse conceito, apresentado no livro Biologie et connaissance, para se fazer uma leitura tanto retrospectiva quanto prospectiva com base na hipótese central de que, mesmo de forma subjacente, Piaget utilizava elementos ligados a esse conceito em suas explicações. A partir do estudo realizado, foi possível estabelecer três características principais para os schèmes que, mesmo não sendo formalmente tematizadas em todas as fases do trabalho de Piaget, estavam presentes nas explicações do sujeito em situação. Indica, por fim, implicações didáticas da concepção deschème, inclusive com a explicitação de trabalhos recentes que utilizam tal noção para estudar o processo de construção de conceitos científicos.

Referência(s)