
Ambiente hospitalar: espaço para a construção e crescimento do ser humano
2008; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5205/reuol.319-11493-1-le.0204200803
ISSN1981-8963
AutoresKátia Lílian Sedrez Celich, Márcia Terezinha da Rocha Restelatto,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoABSTRACTObjective: to identify if the development of a reflexive social-educative action provokes, in the nursing professionals which work in a general hospital, the perception and comprehension of self-care, and its influence in the everyday professional relationships. Methodology: it was a convergent-assistant research, developed in Municipal Hospital of Sananduva-RS. We selected 12 subjects of the nursing team of the hospital to participate in six meetings, which occurred weekly, in January and February, 2008. We used ludic-creative workshops with reflexive dynamics. To collect data, which were registered in diary, cassette tape and photos. Results: analysis permitted to identify that when a team is stimulated to rethink the importance of self-care in their personal and professional life, when they assume a pro-active behavior, this is, they develop self-care, perceive and comprehend that self-care has an influence in professional relationships, because when self-esteem is high there are more social and affective emotions in human relationships. Conclusion: the development of a reflexive social-educative action can transform and wake up the perception and comprehension of the individuals about their self-care and its influence in the relationships at work. Strategies used in this research made feelings to come up, such as love, friendship and care for workmates, essential constructors for team work. It also helped the individual to comprehend his own limitations, identifying his behaviour. Descriptors: self-care; interpersonal relationships; nursing; workplace environment.RESUMOObjetivo: identificar se o desenvolvimento de uma ação sócio-educativa reflexiva desperta nos profissionais de enfermagem, que atuam em um hospital geral, a percepção e a compreensão do autocuidado e sua influência no relacionamento do cotidiano profissional. Metodologia: pesquisa convergente-assistencial, desenvolvida no Hospital Municipal de Sanaduva-RS. Os sujeitos foram doze integrantes da equipe de Enfermagem, que se comprometeram em participar de todos os seis encontros, que aconteceram semanalmente, no período de janeiro e fevereiro de 2008. Para a coleta das informações foram utilizadas oficinas lúdico-criativas, com dinâmicas reflexivas. Os dados que emergiram das discussões foram registrados em diário de campo, fita cassete e fotografias. Resultados: quando a equipe é estimulada a repensar sobre a importância que o autocuidado exerce na sua vida pessoal e profissional eles assumem um comportamento pró-ativo, ou seja, buscam desenvolver o autocuidado, percebem e compreendem que este influência diretamente nas relações profissionais, posto que, quando a auto-estima está elevada intrinsecamente às dimensões mais afetivas e sociais são desveladas nas relações humanas. Conclusão: o desenvolvimento de uma ação sócio-educativa reflexiva pode transformar e despertar a percepção e a compreensão dos indivíduos em prol do autocuidado, e sua influência no relacionamento no ambiente de trabalho. As estratégias abordadas fizeram aflorar sentimentos como amor, amizade e zelo pelo colega, construtos essenciais no trabalho em equipe. Ainda, permitiu a compreensão das próprias limitações, identificando seu comportamento e o quanto isto influência no cuidado ao outro. Descritores: autocuidado; relações interpessoais; enfermagem; ambiente de trabalho.RESUMEN Objetivo: identificar si el desarrollo de una acción socioeducativa reflexiva despierta en los profesionales de enfermería, que actúan en un hospital general, la percepción y la comprensión del autocuidado y su influencia en la relación del cotidiano profesional. Metodología: pesquisa convergente-asistencial, desarrollada en el Hospital Municipal de Sananduva-RS. Los sujetos fueron doce integrantes del equipo de Enfermería, que se comprometieron en participar de todos los seis encuentros, que ocurrieron semanalmente, en el periodo de enero y febrero de 2008. Para la colecta de las informaciones fueron utilizados talleres lúdico-creativos, con dinámicas reflexivas. Los datos que emergieron de las discusiones fueron registrados en diario de campo, cinta casete y fotografías. Resultados: cuando el equipo es estimulado a repensar sobre la importancia que el autocuidado ejerce en su vida personal y profesional ellos asumen un comportamiento pro-activo, es decir, buscan desarrollar el autocuidado, perciben y comprenden que este influencia directamente en las relaciones profesionales, puesto que, cuando la autoestima está elevada, intrínsicamente a las dimensiones más efectivas y sociales son desveladas en las relaciones humanas. Conclusión: el desarrollo de una acción socioeducativa reflexiva puede transformar y despertar la percepción y la comprensión de los individuos en favor del autocuidado, y su influjo en el relacionamiento en el ambiente de trabajo. Las estrategias abordadas hicieron aflorar sentimientos como amor, amistad y celo por el colega, constructos esenciales en el trabajo en equipo. Todavía, permitió la comprensión de las propias limitaciones, identificando su comportamiento y lo cuanto influencia en el cuidado al otro. Descriptores: autocuidado; relaciones interpersonales; enfermería; ambiente de trabajo.
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