Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

QR Codes na Educação em Química

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.61425

ISSN

1679-1916

Autores

Aline Grunewald Nichele, Eliane Schlemmer, Adriana de Farias Ramos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Um número cada vez maior de estudantes possuem dispositivos móveis, como smartphones e tablets, com acesso a internet e possibilidade de instalação de aplicativos com várias funcionalidades. Entre esses aplicativos estão os leitores de códigos de barras bidimensionais, como os QR Codes, aos quais podem ser associadas informações, sites, vídeos, etc. A aplicação dos QR Codes no contexto educacional pode instigar a curiosidade dos sujeitos, provocando a ação e a interação, bem como uma nova forma de produzir e acessar a informação. Nesse contexto, apresenta-se uma proposta de uso de QR Codes no âmbito da Educação em Química. Em especial, foram criados e socializados QR Codes associados a vídeos contemplando técnicas básicas de laboratório. Eles podem ser disponibilizados “in loco”, bem como em papeis, paineis e outros materiais. Com esse trabalho busca-se difundir aos docentes da área o uso educacional dos QR Codes como uma estratégia de ensino no contexto das tecnologias digitais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX