
Educação superior indígena no Brasil : releituras e perspectivas
2016; Volume: 31; Issue: 31 Linguagem: Português
ISSN
1646-401X
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoCom este texto procuramos fazer uma releitura do percurso da educacao superior indigena no Brasil e perspectivar acoes necessarias ao seu desenvolvimento a partir das propostas que tem orientado as politicas e as praticas desse nivel de educacao. O principal objetivo, contudo, e contribuir afirmativamente para discussao da ampliacao da oferta de Educacao Superior a uma parcela da populacao brasileira que por muito tempo ficou alijada desse direito. A meto dologia utilizada teve como embasamento a pesquisa documental e a revisao bibliografica. Esta metodologia permite uma leitura contextualizada da situa cao vivenciada, considerado o dinamismo que a area educacional protagoniza. Para uma maior compreensao da atualidade educacional em nivel superior proporcionada as populacoes autoctones, este estudo buscou estabelecer ligacoes entre aquilo que denominamos de “educacao indigena” – incluida por nos na categoria de educacao informal e por imitacao – e a pratica de educacao superior inicialmente estruturada para atender a um extrato reduzido da populacao nacional, produtor de praticas e conceitos assaz diferentes daquela populacao indigena. Ao final do texto as nossas consideracoes sublinham os pequenos resultados obtidos com estas atividades educativas dirigidas para a educacao superior dos povos indigenas, apesar de acoes afirmativas que sao produzidos. Palavras-chave: educacao superior indigena; contextualizacao; perspectivas.
Referência(s)