Artigo Produção Nacional

Raízes da Pesquisa do Consumidor e Suas Implicações Para a Teoria e Prática do Marketing no Brasil

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/rimar.v1i2.26339

ISSN

1676-9783

Autores

José Luís Felício Carvalho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O ensino, a pesquisa e a pratica do Marketing no Brasil parecem estar submetidos ao predominio de uma visao academica descontextualizada, mais afinada com a producao intelectual norte-americana do que com a realidade brasileira. Esta visao conformada e obediente pode comprometer o surgimento de uma legitima producao cientifica nacional. Na disciplina de Comportamento do Consumidor, acredita-se que tal situacao seja agravada pela dependencia dos pesquisadores brasileiros aos modelos herdados da escola behaviorista de Harvard. Sugere-se a construcao de teorias de Marketing mais adequadas as necessidades de consumidores, gerentes e academicos brasileiros. O presente artigo propoe discutir critica e historicamente as origens e as consequencias do predominio do pensamento behaviorista no estudo do Comportamento do Consumidor no Brasil.

Referência(s)