O não-lugar do sujeito negro na educação brasileira
2015; Organization of Ibero-American States; Volume: 68; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35362/rie682183
ISSN1681-5653
AutoresTamyris Proença Bonilha, Ângela Fátima Soligo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo tem por objetivo analisar dados estatísticos educacionais acerca da trajetória do sujeito negro, na educação básica, de modo a identificar as regiões do Brasil que apresentam os maiores índices de exclusão escolar. Foram utilizados para a coleta de dados o Censo Escolar de 2007 e 2009. Constatou-se disparidade entre o número de alunos pretos e alunos pardos, em todos os níveis de ensino, situação esta, compreendida na lógica do ideal de branqueamento; os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio representam os níveis de ensino com exclusão escolar do aluno negro. A exclusão do negro é um problema nacional, não estando circunscrita a uma região específica. O aluno negro sofre as consequências da discriminação racial em todas as regiões do país, e em todos os níveis de ensino.
Referência(s)