O IMPACTO DA CULTURA NACIONAL NAS SOCIEDADES DE AGENTES AUTÔNOMOS DO ESTADO DA PARAÍBA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
2015; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18391/req.v16i3.2779
ISSN1677-4280
AutoresTalieh Shaikhzadeh Vahdat Ferreira, Rodrigo Leite Farias, Carlos Eduardo Cavalcante,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA cultura nacional brasileira possui uma série de características marcantes que tem o potencial de alterar a forma como as organizações atuam em seus mercados. Dessa forma, o presente artigo objetiva verificar se os traços culturais nacionais podem ser identificados em um grupo de organizações específico: as Sociedades de Agentes Autônomos (SAAs) do estado da Paraíba. Em termos metodológicos, essa pesquisa é de natureza exploratória, descritiva e qualitativa em que se utilizou o método da etnografia. A análise foi realizada por meio da observação participante e de entrevistas com os funcionários dessas empresas. Em seguida foi efetuada uma análise do impacto da cultura nacional em cada uma das quatro dimensões de Hofstede a partir das respostas obtidas. De acordo com os dados da amostra, foi possível observar que todas as SAAs na Paraíba possuem traços da cultura nacional nas dimensões delineadas por Hofstede em sua cultura organizacional. Por fim, destaca-se como contribuições deste estudo a compreensão do desenvolvimento da cultura organizacional das SAAs em uma região brasileira que apresenta forte expectativa de crescimento e investimento acima da média nacional.
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