Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR THE IMPLEMENTATION OF STRATEGIES WITHIN A HIGHER EDUCATION PRIVATE INSTITUTION IN MATO GROSSO: A CASE STUDY

2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/rai.v5i1.144

ISSN

1809-2039

Autores

Mauro de Paula Freitas Filho, José Delfino Duarte,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este estudo objetivou verificar, no Balanced Scorecard, propriedades para seu uso como ferramenta de auxílio à gestão em uma instituição privada de ensino superior do Estado de Mato Grosso. O tipo de pesquisa adotado foi a pesquisa exploratório-descritiva e, na investigação, a técnica utilizada foi o estudo de caso. O aspecto inovativo foi o desenvolvimento da metodologia do Balanced Scorecard em uma instituição de ensino, que se deu em 5 etapas. A primeira etapa apresentou as ferramentas de gestão, utilizando-se principalmente de dados obtidos através de fontes primárias. Em seguida, foram descritos os requisitos necessários à utilização do Balanced Scorecard. A terceira etapa definiu o desenvolvimento da metodologia do Balanced Scorecard. Na quarta etapa, foram levantados os objetivos da instituição. Por fim, na quinta etapa, apresenta-se o mapa estratégico. Com base na análise de dados, dimensionou-se também a situação encontrada na administração da instituição. Os resultados mostram que os pesquisadores conhecem parcialmente a metodologia do Balanced Scorecard, uma vez que nem todos os aspectos que compõem sua rede conceitual são praticados pela maioria, embora todos os considerem importantes.

Referência(s)