
ANÁLISE DA ESTRUTURA DE MERCADO NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO PERÍODO DE 1998 A 2008.
2015; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25070/rea.v8i2.165
ISSN2526-5539
AutoresFabiano Luiz Alves Barros, João Ricardo Ferreira de Lima, Rosângela Aparecida Soares Fernandes,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoA cadeia produtiva do leite figura entre os produtos mais importantes daagropecuária nacional, sendo responsável por uma parcela significativa do agronegócio.Nos últimos anos o setor tem passado por diversas transformações em sua estrutura,com o aumento na participação de mercado das empresas relativamente menores eredução na parcela de mercado das maiores empresas. O problema de pesquisa destetrabalho é entender a dinâmica entre os desempenhos da indústria e do varejo e o efeitosobre os preços pagos aos produtores de leite. Especificamente se busca calcular osíndices de concentração no setor e de causalidade entre os preços recebidos pelo produtor,markup da indústria e do varejo. A partir de séries temporais de preço é estimado ummodelo VAR e realizado posteriormente o teste de causalidade de Granger. Os resultadosreforçam a tese de desconcentração no setor, e os testes de causalidade indicam baixopoder de oligopsônio do varejo e da indústria.
Referência(s)