Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ANÁLISE DA ESTRUTURA DE MERCADO NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO PERÍODO DE 1998 A 2008.

2015; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25070/rea.v8i2.165

ISSN

2526-5539

Autores

Fabiano Luiz Alves Barros, João Ricardo Ferreira de Lima, Rosângela Aparecida Soares Fernandes,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

A cadeia produtiva do leite figura entre os produtos mais importantes daagropecuária nacional, sendo responsável por uma parcela significativa do agronegócio.Nos últimos anos o setor tem passado por diversas transformações em sua estrutura,com o aumento na participação de mercado das empresas relativamente menores eredução na parcela de mercado das maiores empresas. O problema de pesquisa destetrabalho é entender a dinâmica entre os desempenhos da indústria e do varejo e o efeitosobre os preços pagos aos produtores de leite. Especificamente se busca calcular osíndices de concentração no setor e de causalidade entre os preços recebidos pelo produtor,markup da indústria e do varejo. A partir de séries temporais de preço é estimado ummodelo VAR e realizado posteriormente o teste de causalidade de Granger. Os resultadosreforçam a tese de desconcentração no setor, e os testes de causalidade indicam baixopoder de oligopsônio do varejo e da indústria.

Referência(s)