
Consumo e a estetização da vida cotidiana: uma perspectiva acerca da publicidade e dos games
2015; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-5057.v7i1p1-3
ISSN1984-5057
AutoresEneus Trindade, Clotilde Pérez,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA Revista Signos do Consumo, nesta edicao de 2015, traz a reflexao sobre a estetizacao da vida cotidiana, privilegiando dois caminhos expressivos: a publicidade e os games. Nesse sentido, busca dar acesso as reflexoes decorrentes de pesquisas, prioritariamente aquelas que acontecem nos programas de pos-graduacao no pais e no exterior, na area da Comunicacao e nas suas relacoes interdisciplinares com a Cultura, Consumo e Tecnologias. Assim, o primeiro artigo intitulado “O cotidiano fantastico na propaganda de Havaianas: o comercial televisivo como tecnologia do imaginario”, de Juliana Tonin, Professora Adjunta do Programa de pos-graduacao em Comunicacao Social da PUCRS, Larissa Azubel, Doutoranda na PUCRS, Gabriela Kurtz e Karina Pereira Weber, ambas Mestrandas na PUCRS, apresenta a reflexao acerca do papel do comercial televisivo como uma tecnologia do imaginario contemporâneo, em sua estimulacao para o conhecimento de novas referencias, potencializando assim, tambem novas representacoes. Para expressar seu caminho analitico, o autor selecionou dois anuncios das sandalias Havaianas, iconica marca brasileira, onde foi possivel compreender a perspectiva fantastica adotada e sua potencia expressiva. O segundo artigo de autoria de Maria Ogecia Drigo, professora do Programa de Pos-graduacao em Comunicacao e Cultura da Uniso, Universidade de Sorocaba e de Clotilde Perez, do PPGCOM – Programa de Pos-graduacao em Ciencias da Comunicacao da ECA – USP, aborda as tematicas da marca e da publicidade circunscritas as reflexoes acerca da maturidade adulta. Como as marcas comunicam seus posicionamentos quando buscam relacionar-se com os adultos idosos? Quais
Referência(s)