Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Orphanato Municipal de Belém: acolhimento, educação e instrução a meninas (1893-1911) - Orphanato Municipal de Belém: greeting, education and instruction to girls (1893-1911)

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 43 Linguagem: Português

ISSN

2236-3459

Autores

Brasil Antonio Valdir Monteiro Duarte,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo analisa as praticas educativas aplicadas a centenas de meninas que viveram em condicao asilar durante a administracao de Antonio Jose de Lemos (1897-1911), periodo marcado por transformacoes politicas, economicas e sociais na capital paraense. Com o objetivo entender as praticas educativas no internato, o estudo revelou que, mesmo se tratando de uma instituicao de natureza filantropica, pelo menos no seu inicio, os regulamentos, programas e compendios eram semelhantes aos estabelecidos para as demais escolas publicas. Ficou evidenciado que as disciplinas que envolviam as habilidades praticas, como trabalhos manuais, trabalhos de agulha e as prendas domesticas, tinham prioridade e ocupavam grande parte do tempo das educandas orfas. Palavras-chave: meninas orfas, praticas educativas, Orphanato Municipal de Belem. ORPHANATO MUNICIPAL DE BELEM: GREETING, EDUCATION AND INSTRUCTION TO GIRLS (1893-1911) Abstract This article examines the educational practices applied to hundreds of girls who lived in asylum status during the administration of Antonio Jose de Lemos (1897-1911), in a period marked by major political, economic and social transformations in the capital of Para. In order to understand, the educational practices at boarding school, the study revealed that, even with a philanthropic nature, at least in its beginning, regulations, programs and textbooks were similar to those established for other public schools. However, it became evident that the subjects involving practical skills like arts and crafts, needlework and household gifts, had priority and occupied much of the time of grassroots orphans. Key-words: orphan girls, educational practices, Orphanato Municipal de Belem. ORPHANATO MUNICIPAL DE BELEM: SALUDO, EDUCACION E INSTRUCCION A LAS CHICAS (1893-1911) Resumen Este articulo examina las practicas educativas aplicadas a cientos de chicas que vivio en estado de asilo durante la administracion de Antonio Jose de Lemos (1897-1911), periodo marcado por grandes transformaciones politicas, economicas y sociales en la capital de Para. Para entender las practicas educativas en el internado, el estudio revelo que, incluso con caracter filantropico, al menos en sus inicios, normas, programas y libros de texto eran similares a las establecidas por otras escuelas. Sin embargo, se hizo evidente que los temas que implican habilidades practicas como artes y manualidades, costura y regalos hogares, tenia prioridad y ocuparon gran parte del tiempo de los huerfanos de la base. Palabras clave: ninas huerfanas, practicas educativas, Orphanato Municipal de Belem. ORPHANATO MUNICIPAL DE BELEM: SALUTATION, L'EDUCATION ET L'INSTRUCTION AUX FILLES (1893-1911) Resume Cet article examine les pratiques educatives appliquees a des centaines de filles qui vivaient dans l'asile au cours de l'administration de Antonio Jose de Lemos (1897-1911), periode marquee par des transformations politiques, economiques et sociales majeures dans la capitale du Para. Afin de comprendre les pratiques educatives au pensionnat, l'etude a revele que, meme avec un caractere philanthropique, au moins dans ses debuts, reglements, programmes et manuels scolaires etaient semblables a celles etablies pour les autres ecoles publiques. Toutefois, il est devenu evident que les sujets impliquant des competences pratiques comme l'artisanat, travaux d'aiguille et cadeaux menagers, avait priorite et occupaient une grande partie du temps des orphelins de la base. Mots-cle: orphelines, pratiques educatives, Orphanato Municipal de Belem.

Referência(s)