Artigo Revisado por pares

Prioridades Axiológicas, Tempo de Serviço e Cidadania Organizacional

2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1806-9770

Autores

Álvaro Tamayo, André Luís Ferreira Moniz, B. de Oliveira Verônica, Renata Silva de Carvalho, Steffany Trindade Calado Macedo, Pablo Armando, Fábio T. Guimarães,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

Foi objetivo desta pesquisa estudar a relacao entre as prioridades axiologicas, o tempo de servico e a cidadania organizacional. Os autores nao tem conhecimento de que as prioridades axiologicas do individuo tenham sido estudadas como antecedentes da cidadania organizacional. A amostra foi composta por 300 empregados, homens e mulheres, com idade media de 38,07 anos. Dois instrumentos de medida foram utilizados: o Inventario de Valores de Schwartz e a Escala de Cidadania Organizacional. Os sujeitos foram divididos em dois grupos de acordo com as suas prioridades axiologicas (escore alto e baixo). Os quatro fatores axiologicos de ordem superior e os cinco fatores de cidadania organizacional foram considerados para a analise estatistica (Anova 2X3). As prioridades ao nivel dos valores de autotranscendencia, autopromocao, individualismo e coletivismo tiveram influencia significativa sobre varios fatores de cidadania organizacional. O impacto do tempo de servico foi limitado a dois fatores: clima organizacional externo e protecao ao patrimonio organizacional.

Referência(s)