A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES: DEUS É A CAUSA FINAL

2014; Servicios Academicos Intercontinentales; Linguagem: Português

ISSN

1988-7833

Autores

Roberto Carlos Amanajás Pena, Maria do L. Amanajas Pena, Heriberto Wagner Amanajás Pena,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O artigo aborda um retrospecto da Filosofia racional de Aristoteles que nomeia as causas e categorias para buscar por meio da metafisica a confirmacao da causa inicial e final e: DEUS. Ou seja, para encontrar a substância primeira ou a existencia de Deus, Aristoteles recorre para uma analise investigativa sobre a primeira navegacao nome que os proprios classicos cunharam para a metafisica, como principio onde tudo foi gerado. A partir de entao, surge o conteudo especulativo por via do entendimento mitico para o racional, ja que, a racionalidade possui uma logica de raciocinio entre o imaginar, o pensar e o agir, desta maneira a atribuicao poderia partir do meio sensivel para o juizo das ideias. Contudo, Deus passa de uma ideia para ser uma concretizacao por via da racionalidade do homem, ou seja, Deus passa a ser um atributo real para os homens que utilizam da racionalidade como atividade do pensamento. Neste sentido, as vertentes que unem este entendimento se constroem numa Fe ja existida no intimo do homem, de maneira que, a interpretacao da realidade existida, passa a ser uma so realidade tanto empirica quanto metafisica, o que torna uma oportuna realidade dependente da questao espiritual. Isso e possivel? Os termos espirituais nao sao contraditorio e racionalmente inversos ao conceito humano na tese aristotelica? Logo, a questao metafisica existe para consolidar um pensamento que ha varios seculos intervem como algo enigmatico ao ser: Deus. Aristoteles lanca uma luz para o pensamento teologico de sua epoca “O livro XII e considerado com razao como a pedra de remate da metafisica. Aristoteles deu o nome de “Teologia” a mais alta das ciencias, a ciencia daquela especie de ser que reune em si a existencia substancial, autossuficiente, com a isencao de toda mudanca; e nesse livro que encontramos o seu unico ensaio sistematico de teologia. A metafisica de Aristoteles lanca uma luz valiosa sobre as ideias teologicas e, outra em que visivelmente, procura acomodar-se as ideias de sua epoca, principalmente na questao mitologica. Em seus primeiros escritos parece ter apresentado “provas da existencia de Deus” Metafisica de Aristoteles. Mesmo vivendo em uma epoca cujo predominio era cultuar os deuses do olimpo, Aristoteles se viu com a interseccao de pensar em um unico Deus, eterno e existente para o mundo. Com as causas esta analise flui do sensivel para o inteligivel, com nuanca de cifrar os acordes da harpa divinal, provar o eterno por meio de palavras em que se situa as margens do conhecimento do homem, pela mutabilidade o homem e o ser eterno, pelo processo que ele mesmo determina, desse modo, a porcao que limita esta estabelecida ao homem, enquanto que a definicao de Deus e o pensamento do pensamento humano. Aristoteles comenta: “Esta conclusao e confirmada pela experiencia, que nos poe diante dos olhos uma coisa a mover-se com incessante movimento circular, a saber: o ceu estrelado. Ora, aquilo que move e e movido representa um termo medio que nos pode satisfazer; deve haver algum ser que se mova sem ser movido. E esse ser que a experiencia nos aponta e certamente o ser eterno, substancial, puramente atual, cuja a existencia ja foi provada”. Metafisica de Aristoteles.

Referência(s)