Artigo Produção Nacional

DEBATES SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE

2014; Volume: 28; Issue: 91 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2013.91.1-3

ISSN

2179-1309

Autores

María Cristina Pansera de Araújo, Maria Simone Vione Schwengber, Celso José Martinazzo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Nos ultimos anos, no campo da Educacao, discutem-se, insistentemente, os problemas relativos ao desenvolvimento de curriculo e a formacao docente, a partir de diversos temas e espacos. Neste numero 91, reunimos sete artigos que discutem a questao do curriculo, de pontos de vista distintos entre si, mas perfeitamente intercambiaveis pelas diversas perspectivas abordadas. O primeiro intitulado “ Redes de conversacao: virtualizacoes e atualizacoes na tecitura do curriculo de um curso online de licenciatura em ciencias”, de Ivane Almeida Duvoisin, da Universidade do Rio Grande – FURG, trata da investigacao sobre o fluxo do linguajear e do emocionar do habitar humano emergente da rede de conversacao (RP), constituido no conversar sobre um Curso OnLine de Licenciatura de Ciencias para elaborar o Projeto Pedagogico e o Curriculo do Curso, centrado na emergencia das recordacoes, evocacoes, imaginacoes e simulacoes possibilitadas a aos professores, enquanto atualizavam o curriculo em constante movimento. O artigo “O trabalho docente do professor de educacao fisica em escolas com diferentes fatores socioeconomicos e demograficos: estrategias e saberes construidos, de Kelber Ruhena Abrao e Grace Coswig Baysdorf, tematiza o trabalho docente dos professores de Educacao Fisica de tres instituicoes de ensino de Pelotas/RS: uma escola da zona rural, uma particular e outra municipal. E um estudo descritivo sobre trabalho docente destes professores e saberes necessarios a pratica docente. Os professores de Educacao Fisica, na cotidianidade do seu trabalho, constroem estrategias e saberes singulares, com vistas as demandas e exigencias decorrentes do ato de lecionar em instituicoes especificas, revisando suas escolhas, possibilidades e saberes mobilizados para atuacao profissional. Ja o texto “O curriculo integrado do proeja do IFRS- campus Bento Goncalves: uma possibilidade real e complexa de efetivacao em sala de aula”, de Lilian Escandiel Crizel, Camila Greff Passos, Jose Claudio Del Pino, apresenta a interlocucao do material proveniente da analise dos documentos do curriculo com os referenciais utilizados no desenvolvimento do trabalho. Os resultados apontam que a implementacao da proposta do curriculo integrado nao e facil, pois necessita a modificacao do contexto escolar, num envolvimento de toda a comunidade envolvida. A questao ambiental no curriculo e tema da pesquisa “A relacao entre educacao ambiental e a educacao de jovens e adultos sob a perspectiva da trajetoria dos educadores”, de Rones de Deus Paranhos & Marilda Shuvartz. Os autores buscaram elementos para compreender como inserir a Educacao Ambiental (EA) na EJA, ouvindo os professores que apontaram dificuldades desde a propria formacao inicial. A investigacao indicou a imprescindibilidade da formacao continuada dos professores, bem como da reformulacao da proposta pedagogica municipal para EJA de forma a contemplar a Educacao Ambiental. Uma questao importante no processo de escolarizacao e tratada no artigo “ A Relacao familia e escola no encaminhamento de estudantes para salas de apoio ” de Heloiza Iracema Luckow, que mostra as contribuicoes desta relacao para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. O estudo buscou compreender os sentidos atribuidos por pais ao encaminhamento de seus filhos para a Sala de Apoio Pedagogico (SAP), que sendo tratada de forma clara permite aos pais entenderem o processo e colaborarem para um melhor aprendizado de seus filhos. O artigo “ Desafio de ser professor universitario em instituicao privada na area da saude” Rosilene Andrade Silva Rodrigues, Pedro Henrique S. Castro Miziara e Leni Aparecida Souto Miziara, apresenta uma abordagem reflexiva sobre a docencia no ensino superior em instituicoes privadas na area da saude, com o objetivo de discutir a superacao do modelo de professores universitarios como especialistas. Enfatiza a necessidade de formar mestres e doutores com conhecimentos especificos e dos contextos tecnologicos, sociais, pedagogicos e didaticos, que sao essenciais ao processo de ensino e aprendizagem dos academicos. Para encerrar este numero, Ronaldo Queiroz de Morais, no seu artigo, “ O estrondo da modernidade no exercito: as reformas curriculares e as revoltas militares na primeira republica” historia o duplo combate modernizante ocorrido apos o fim da monarquia brasileira. De um lado, reformas no ensino com o proposito de intensificar a disciplina forja uma identidade militar moderna e de outro, revoltas militares de tom politico-militar procuraram acelerar a modernizacao do pais. Este duplo combate acabou influenciando na organizacao do curriculo escolar como bem chama atencao o autor. Estes textos constituem um incentivo a reflexao e debate sobre curriculo e formacao docente em sua diversidade de abordagens, longe de esgotar o tema, mas constituindo um conjunto de referencias para tematiza-lo.

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