Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas

2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português

10.5965/1982615x09172016119

ISSN

1982-615X

Autores

Maria Celeste Sanches, Thassiana de Almeida Miotto Barbosa, Bernabé Hernadis Ortuño, Sérgio Régis Moreira Martins,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida na parceria entre FAU- USP, Universitat Politècnica de València e Universidade Estadual de Londrina, a qual tem o propósito de estudar o instrumental metodológico de design de moda, abordando ferramentas que se destinam a facilitar a sintaxe formal de artefatos vestíveis, no âmbito do ensino de projeto. Nesta direção, esta explanação relata um recorte da pesquisa exploratória. Conciliando levantamento bibliográfico e análise documental de práticas acadêmicas, define os construtos norteadores da abordagem didática para a utilização das ferramentas metodológicas do design. Os resultados reforçam a hipótese de que o bom raciocínio projetual é construído sobre a plataforma da “aprendizagem significativa”, dos modelos sistêmicos de gestão do conhecimento e dos métodos de síntese.

Referência(s)