
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas
2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português
10.5965/1982615x09172016119
ISSN1982-615X
AutoresMaria Celeste Sanches, Thassiana de Almeida Miotto Barbosa, Bernabé Hernadis Ortuño, Sérgio Régis Moreira Martins,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida na parceria entre FAU- USP, Universitat Politècnica de València e Universidade Estadual de Londrina, a qual tem o propósito de estudar o instrumental metodológico de design de moda, abordando ferramentas que se destinam a facilitar a sintaxe formal de artefatos vestíveis, no âmbito do ensino de projeto. Nesta direção, esta explanação relata um recorte da pesquisa exploratória. Conciliando levantamento bibliográfico e análise documental de práticas acadêmicas, define os construtos norteadores da abordagem didática para a utilização das ferramentas metodológicas do design. Os resultados reforçam a hipótese de que o bom raciocínio projetual é construído sobre a plataforma da “aprendizagem significativa”, dos modelos sistêmicos de gestão do conhecimento e dos métodos de síntese.
Referência(s)