Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A composição original para vozes infantis e infanto-juvenis e suas interfaces com a contemporaneidade, tradição e a literatura popular e neofolclórica

2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.108800

ISSN

2447-7117

Autores

Silvia María Pires Cabrera Berg,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

O desenvolvimento do canto coral como instrumento essencial na área de Educação Musical faz com que se tornem necessárias as investigações sobre a produção de materiais didático-pedagógicos para o ensino básico, médio e avançado do canto coral como ferramenta para a educação musical de crianças e jovens. A demanda por materiais pedagógicos que sejam alinhados às crescentes pesquisas nas áreas de técnica vocal infantil, partindo da interação das áreas teórico e performáticas com as áreas da educação musical, apontam a necessidade de projetos integrados em composição, interpretação, execução, pesquisa e educação musical. Partindo das propostas de Émile Jaques-Dalcroze (1865–1950) e Zoltán Kodály (1882–1967), Boysen e Enevold, pretende-se neste artigo fazer um levantamento para a produção de tais materiais, assim como da adaptação de materiais existentes, e a composição de materiais originais que contemplem as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas três grandes áreas da música e suas respectivas interfaces e interdisciplinaridades: composição, interpretação/execução e pesquisa.

Referência(s)