
Moda e Metodologia: o Design como Mediador
2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português
10.5965/1982615x09172016091
ISSN1982-615X
AutoresCyntia Tavares Marques de Queiroz, Aline Teresinha Basso,
Tópico(s)Fashion and Cultural Textiles
ResumoO presente artigo propõe uma análise metodológica dos processos de desenvolvimento de coleções de moda, estabelecendo paralelos entre os caminhos utilizados pelo estilista e pelo designer. Apresenta as principais mudanças que os currículos dos cursos de moda do Brasil sofreram, ao migrarem para o campo do design, enfatizando os diferenciais estabelecidos na concepção dos produtos de moda. Para tanto, investiga o que consideramos a primeira metodologia para o desenvolvimento de coleções, por Doris Treptow, e estabelece paralelos com a metodologia de design de Bernd Löbach e com o Metaprojeto de Dijon de Moraes. Os resultados apontam semelhanças entre os processos metodológicos e ampliam suas possibilidades de uso. Dessa forma é possível perceber a legitimidade do método de Treptow para o design de moda, e sua facilidade de adequação ao mundo complexo com o qual o design trabalha nos dias de hoje.
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