
ALÉM DA “AÇÃO ISOLADA” E DO “ESFORÇO INDIVIDUAL”: os debates acerca do associativismo docente mineiro no início do século XX
2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 28 Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho buscou empreender uma analise em torno do debate que envolveu a questao do associativismo docente mineiro no inicio do seculo XX. A percepcao obtida pelos professores de que precisavam se unir e entendido como parte de um amadurecimento advindo das experiencias desses sujeitos. Utilizou-se de fontes que permitem captar indicios da formulacao de um discurso que pregava a uniao do magisterio, como o manifesto publicado no Jornal do Commercio da cidade de Juiz de Fora em 1900, enderecado “Ao Professorado de Minas” e que defendia a criacao de uma associacao como o unico aparelho capaz de dirigi-los. Utilizou-se ainda de relatorios de inspetores escolares, que alem de indicar tracos do cotidiano, assinala o aparato que regulamentava a funcao. Palavras-chave: associativismo docente, historia da educacao, Minas Gerais.
Referência(s)