Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MARKETING ESPORTIVO, CULTURA HIP HOP E CONSUMO: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA “É POSSÍVEL!”

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.57904

ISSN

1982-8918

Autores

Marcos Roberto Godoi, Maria Angela de Lima Dummel, Roberto Boaventura da Silva Sá,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

Nosso objetivo foi analisar os discursos de uma campanha de marketing esportivo na Internet. O corpus de análise foi composto por: a) informações sobre o projeto; b) o manifesto; c) o documentário; d) e 13 comentários de internautas. O método baseou-se na Análise de Discurso. O tema da campanha é a superação das dificuldades no esporte, na arte e na vida. Nós constatamos uma inter-relação entre os elementos culturais e econômicos, numa associação entre a cultura hip hop, o marketing esportivo e o consumo. Porém, os interlocutores produziram vários e divergentes tipos de resposta.

Referência(s)