Artigo Acesso aberto

A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: MEDIAÇÃO OU ENSINO?

2016; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14572/nuances.v26i3.3735

ISSN

2236-0441

Autores

Rildo Cosson,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Tema do momento no campo pedagógico brasileiro, a mediação da leitura literária tem sido assimilada a práticas de lazer, fruição e deleite, destinando ao professor o papel de facilitador do acesso aos livros. Essas práticas também substituem o uso tradicional do texto literário como veículo de ensino da língua portuguesa, oferecendo outro espaço para a literatura na escola. Todavia, ainda que saudadas como a efetivação de uma antiga demanda dos estudiosos da área de letramento literário, isto é, o encontro fundamental do aluno com a obra, tais práticas terminam por recusar à escola a razão de sua existência, que é ser instituição de ensino. Frente a esse cenário aparentemente paradoxal e dicotômico, qual o lugar do professor em relação ao texto literário? Ensinar ou mediar a leitura literária? Esse estudo procura refletir sobre essas questões por meio de uma revisão de literatura e análise crítica do tema. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3735

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