
Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"
2015; Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português
10.1590/1983-682120158162
ISSN1983-6821
AutoresRogério de Almeida, Anna Carolina Ferreira Lima,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoResumo É objetivo deste estudo analisar elementos do pensamento trágico (Nietzsche, Rosset) presentes no conto "Terpsícore" de Machado de Assis e dimensionar suas implicações para o campo educacional. Conquanto o conto emerja do cotidiano de um casal dos baixos estratos sociais do fim do século XIX, resvala na tradução mítica da musa da dança e resgata uma orientação pedagógica de aprovação incondicional da vida, expressa pela afirmação do acaso, do espetáculo, da estética, da festa e do amor fati.
Referência(s)