Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Implicações do pensamento machadiano para o campo educacional: um estudo do elemento trágico no conto "Terpsícore"

2015; Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português

10.1590/1983-682120158162

ISSN

1983-6821

Autores

Rogério de Almeida, Anna Carolina Ferreira Lima,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Resumo É objetivo deste estudo analisar elementos do pensamento trágico (Nietzsche, Rosset) presentes no conto "Terpsícore" de Machado de Assis e dimensionar suas implicações para o campo educacional. Conquanto o conto emerja do cotidiano de um casal dos baixos estratos sociais do fim do século XIX, resvala na tradução mítica da musa da dança e resgata uma orientação pedagógica de aprovação incondicional da vida, expressa pela afirmação do acaso, do espetáculo, da estética, da festa e do amor fati.

Referência(s)