CALDART, R. S. et al. Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 55 Linguagem: Português

ISSN

1984-0411

Autores

Cecília Maria Ghedini,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O livro Escola em Movimento: Instituto de Josue de Castro inscreve-se na perspectiva de registrar e publicizar, um processo produzido por sujeitos que se arriscam a transformar em pratica o que defendem teoricamente. E um trabalho organizado coletivamente, por educadores e intelectuais do MST, sobre o Instituto de Educacao Josue de Castro (IEJC), descrevendo o cotidiano de estudantes e educadores integrados a escola atraves de uma vinculacao politica e militante a um Movimento Social, atendendo demandas formativas de um projeto politico determinado. Escrito a partir de uma iniciativa de sistematizacao da pratica do IEJC, adensado pela producao de trabalhos de pesquisa sobre o Instituto, segue uma logica cronologica, nao pretendendo fazer uma analise da pratica e, inclui, reflexoes a serem aprofundadas. Compoe-se de oito capitulos, em duas partes: a primeira trata do percurso historico e da concepcao de educacao do IEJC e, a segunda, descreve seu funcionamento. Por ser uma producao realizada pelos participantes do processo tem uma escrita peculiar, propoem-se contribuir com a escola, o Movimento Social e no dialogo com outros processos. E uma obra descritiva, cujo percurso, com riqueza de detalhes e narrativa, mostra a construcao dessa escola, sua “engenharia” e “arquitetura”. A primeira parte do livro apresenta as condicoes objetivas do lugar e do tempo em que se deu o percurso historico do IEJC, o processo de constituicao da escola, identificando seus principais periodos, os antecedentes, a construcao inicial, os movimentos de construcao pedagogica e o periodo de consolidacao, acrescido da discussao do futuro do IEJC. Sua criacao se da em 1995, periodo de ascenso das lutas dos trabalhadores, tem raizes nas primeiras escolas dos assentamentos, na organizacao da Fundacao de Educacao e Pesquisa da Regiao Celeiro (FUNDEP) – Escola Uma Terra de Educar, composta por diversos Movimentos Sociais da regiao. Situada em

Referência(s)