Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Games “Customizados” e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas Específicas: Criatividade, Sociabilidade E Capacitação Técnica Na Cibercultura

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 24 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v1i24.214

ISSN

2238-2577

Autores

José Messias, Alessandra Maia, Vinicius David de Lima Mello,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

Partindo da percepção de que a “customização” de games tem uma relação direta com as ideias de Cognição Distribuída (Hutchins, 2000) e Atividade Ergódica (Aarseth, 1997), busca-se analisar, a partir de comunidades de compartilhamento dos jogos “Pro Evolution Soccer”, “Guitar Hero” e “World of Warcraft”, como a pirataria pode ser entendida além da mera apropriação de um conteúdo alheio para fins próprios, sendo uma tentativa de aproximar, muitas vezes, um produto da cultura local do jogador.

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