
Games “Customizados” e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas Específicas: Criatividade, Sociabilidade E Capacitação Técnica Na Cibercultura
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 24 Linguagem: Português
10.22409/contracampo.v1i24.214
ISSN2238-2577
AutoresJosé Messias, Alessandra Maia, Vinicius David de Lima Mello,
Tópico(s)Digital Games and Media
ResumoPartindo da percepção de que a “customização” de games tem uma relação direta com as ideias de Cognição Distribuída (Hutchins, 2000) e Atividade Ergódica (Aarseth, 1997), busca-se analisar, a partir de comunidades de compartilhamento dos jogos “Pro Evolution Soccer”, “Guitar Hero” e “World of Warcraft”, como a pirataria pode ser entendida além da mera apropriação de um conteúdo alheio para fins próprios, sendo uma tentativa de aproximar, muitas vezes, um produto da cultura local do jogador.
Referência(s)