
Shaderlib: Uma Biblioteca Para Desenvolvimento e Aprendizado de Shaders com GLSL
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
1519-8219
AutoresVITOR MARCELLO DE ANDRADE, Ricardo Marroquim,
Tópico(s)Distributed and Parallel Computing Systems
ResumoNas ultimas decadas, alem de vivenciarmos uma enorme evolucao da velocidade computacional, ocorreu o surgimento das GPUs programaveis, dando origem a linguagens como GLSL e CUDA. Isto proporcionou uma grande flexibilidade na utilizacao do hardware e atraiu muitos interessados. Mais recentemente, o lancamento do OpenGL 4 proveu ainda mais flexibilidade para os usuarios, porem tornou a curva de aprendizado mais ingreme, ja que mesmo aplicacoes basicas demandam o conhecimento de muitos conceitos de Algebra Linear e proficiencia em programacao em Shaders e OpenGL. Este artigo apresenta uma biblioteca de shaders que visa auxiliar os estudantes, pesquisadores e programadores na utilizacao do OpenGL 4.
Referência(s)