Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ÁLVARO VIEIRA PINTO

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português

10.24115/s2446-622020151378p.98-117

ISSN

2446-6220

Autores

Jefferson Mainardes,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O artigo apresenta uma análise das ideias pedagógicas do filósofo e educador brasileiro Álvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987), a partir de suas obras. Argumenta que as ideias de Vieira Pinto sobre o conceito de educação, concepções ingênua e crítica de educação, alfabetização de adultos, relação pedagógica, teoria pedagógica e reforma universitária são ainda atuais e relevantes. O artigo apresenta também uma breve biografia de Álvaro Vieira Pinto e um histórico do Instituto Superior de Estudos Brasileiros – ISEB, onde ele desenvolveu uma parte significativa do seu pensamento e algumas de suas principais obras.

Referência(s)
Altmetric
PlumX