
Avante, soldados: para trás
2015; Volume: 7; Issue: 7 Linguagem: Português
10.22456/2594-8962.55466
ISSN2594-8962
Autores Tópico(s)Memory, Trauma, and Testimony
ResumoEm Avante, soldados: para tras Deonisio da Silva narra a historia de uma guerra, mas narra tambem a historia de um homem, seus amores, seus amigos, inimigos, seus medos, enfi m, sua morte. Carlos Morais Camisao, o protagonista, luta na guerra do Paraguai e participa de um episodio muito conhecido. Trata-se da Retirada da Laguna, mencao a obra homonima de Visconde de Taunay. Silva reconta, entre varios episodios, a historia do coronel Camisao, responsavel pelo exercito formado no Mato Grosso para lutar contra os paraguaios que haviam invadido as terras brasileiras. O texto e uma releitura da obra de Taunay numa outra perspectiva, pois o romance se enquadra nos ideais da Nova Historia Cultural. Nesse processo de releitura e de recriacao, possivelmente, recupera-se a voz de personagens que jamais fi gurariam na historia ofi cial. Para isso, o autor situa a obra em dois planos: o historico e o fi ccional e a divide em duas partes, com seus respectivos capitulos. Narra-se, na primeira parte, acontecimentos historicos relacionados a marcha do exercito comandado por Camisao em direcao ao inimigo e a ocorrencia de batalhas, permeadas por episodios totalmente fi ccionais como acontece nos capitulos: Xerazade suspende a guerra e O padre telefonista. Na segunda parte privilegia-se a fi ccao, retratando recordacoes e a historia de amor vivida entre Camisao e Mercedes. Pela voz de Camisao, Silva expoe sobre a crueldade da guerra e da colera, que dizimou boa parte dos soldados brasileiros. Tambem escreve sobre a morte de Camisao e o conhecido episodio sobre a retirada da laguna, marcha de fuga do exercito brasileiro. O autor retrata os horrores da guerra com passagens bem sangrentas, como no episodio em que soldados brasileiros decepam as cabecas dos proprios brasileiros mortos, as ensacam e as levam aos seus superiores para mostrar que, alem daquelas cabecas, quem nao estava ali, vivo e presente, como eles, era covarde e havia desertado no campo de batalha. Ou ainda, em outro episodio, quando da descricao de uma cena de tortura, em que os paraguaios colocam um padre dentro de um poco em meio a varias serpentes no intuito de que ele revelasse segredos sobre o exercito brasileiro. Da mesma forma que retrata os horrores, tambem constroi capitulos que escamoteiam a propria guerra. Fazendo pausa a imaginacao, Deonisio da Silva traz para sua narrativa o humor e a ironia. Numa relacao intertextual, no capitulo Xerazade suspende a guerra, percebe-se alusao aos contos arabes das Mil e uma noites. Mas, sarcasticamente, a linda Xerazade, que conta historias ao rei Xariar para nao morrer, e transformada na obra Avante,
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