Artigo Produção Nacional

Um Palco Para o Conto de Fadas: Uma Experiência Teatral com Crianças na Educação Infantil

2013; Volume: 23; Issue: 79 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2008.79.177-197

ISSN

2179-1309

Autores

Luiz Fernando de Souza,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo busca construir uma base epistemologica consistente para uma experiencia teatral, exercida frequente e organizadamente, com criancas pequenas de diferentes culturas, religioes e extratos sociais, numa creche institucional do Rio de Janeiro. Quer-se discutir a possibilidade de trabalhar dramaturgicamente os contos de fadas, partindo do pressuposto de que tais narrativas fantasiosas possuem um profundo valor antropologico, social e historico e que o exercicio de sua encenacao pode ser um instrumento de construcao do conhecimento no espaco Creche, alem de ajudar a crianca a se constituir como sujeito livre, criativo e expressivo, compreendendo o contexto social no qual e inserida pelo nascimento, valorizando a aquisicao do conhecimento sensivel e a troca afetiva com o outro, reconhecendo-o como parceiro fundamental no desenvolvimento da linguagem, da consciencia individual e da cidadania. Inicialmente buscou-se dialogo com autores como Bakhtin, Benjamin, Bettelheim, Bourdieu, Fischer, verificando como a teoria se ancora na pratica de encenacao teatral com criancas de 0 a 6 anos. Foi considerado tambem o fato das Artes Cenicas desenvolver tanto a linguagem corporal (imagem) como o imaginario da crianca. A conclusao desse estudo evidenciou a necessidade de se estabelecer um palco para o conto de fadas, no qual o contato com a narrativa fantasiosa e o exercicio de sua encenacao, possam contribuir para construcao de alternativas sensiveis em contraponto ao conhecimento mais racional, sem, no entanto, nega-lo, para que a crianca, desde pequena, aprenda a ver o mundo como algo a ser modificado no presente, posto que tem um passado, que pode ser revisto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX