Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1809-9823.2015.14055

ISSN

1981-2256

Autores

Elsa Maria da Silva Sousa, Maria Clara Costa de Oliveira,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

A intervenção aqui descrita teve como objetivo contribuir para o envelhecimento ativo de usuários de centros-dia/convívio para idosos, desenvolvendo harmoniosamente todas suas dimensões, visando que os utentes fossem autônomos, participativos e ativos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, apoiamo-nos num trabalho de investigação-ação participativa, construído e implementado em dois centros-dia/convívio do conselho da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, Portugal, e que contou com um total de 25 usuários: 12 no centro de convívio A e 13 no centro de convívio B. O objetivo foi transversal a todas as atividades implementadas, tendo sido alcançado como revelam os resultados satisfatórios obtidos na avaliação da intervenção (e de cada uma das atividades). A avaliação contínua e final permitiu, igualmente, aferir que todas as atividades desenvolvidas foram do agrado dos usuários e que todas lhes possibilitaram novos conhecimentos que os ajudaram na sua vida diária, aumentando, consequentemente, sua qualidade de vida e tornando-os mais autônomos, participativos e ativos.

Referência(s)