Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E (IN)CULTURA DE PARTICIPAÇÃO NA UNIVERSIDADE

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Linguagem: Português

10.15628/holos.2016.2151

ISSN

1807-1600

Autores

Glades Tereza Félix, Daniele Barros Vargas Furtado,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão recorrente no âmbito das políticas públicas: a relação entre avaliação interna: autoavaliação no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a intensidade de participação da comunidade universitária. Tal estudo se fundamenta na análise de uma série histórica de quatro anos (2008, 2009, 2010 e 2012) da autoavaliação institucional implementada numa universidade pública. De primeiro, apresenta-se o conceito de participação na visão de alguns teóricos; na sequência, seguem-se os caminhos percorridos a partir das informações coletadas, quando se descreve o panorama do processo e da participação institucional, com base na pesquisa bibliográfica e documental. Na perspectiva de atribuir-lhes alguma significação, por último, são descritos os resultados da participação e relacionados com o discurso de alguns autores. Conclui-se que no período investigado predomina, institucionalmente, a participação de baixa intensidade, que se consubstancia na falta de melhorias, constituindo-se, assim, num desafio para a governança universitária. Para minimizar a problemática, sugerem-se medidas de curto, médio e longo prazos, em favor de uma cultura permanente de avaliação na universidade.

Referência(s)