Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Motivação como ferramenta para aumento da produtividade em empresas familiares

2018; Faculty of Technology of Osasco; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21574/remipe.v1i2.85

ISSN

2446-8622

Autores

Mauro Maia Laruccia, Ana Maria Jansen Matias,

Tópico(s)

Family Business Performance and Succession

Resumo

Esta pesquisa relata as definições de empresa familiar, suas características, seus pontos fortes, pontos a desenvolver e como estas variáveis podem ou não ocorrer e interferir no ambiente organizacional das empresas. Discorre sobre o que desperta a motivação em um colaborador e as teorias motivacionais. A liderança, as formas de se liderar, a importância de um líder para motivar os colaboradores. Traz o estudo de caso de uma empresa, localizada nos bairros da Lapa e Vila Olímpia, em São Paulo. Apresenta a estrutura e as diretrizes da empresa quanto aos seus pontos fortes e fracos a partir da aplicação de um questionário sobre a motivação, aplicado aos funcionários e demonstrado em gráficos que analisados permitem que se tracem sugestões de melhoria por meio de teorias justificadas cientificamente.

Referência(s)