Artigo Revisado por pares

Referenciais para a formação de professores indígenas: um livro do MEC como bússola para a escolaridade

2008; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 20; Issue: 76 Linguagem: Português

10.24109/2176-6673.emaberto.20i76.2189

ISSN

2176-6673

Autores

Betty Mindlin,

Tópico(s)

Indigenous Health and Education

Resumo

de Sao Paulo (PUC-SP). A formacao de professores, sem interrupcao de sua carreira de magisterio, feita em periodos concentrados de tempo para nao prejudicar as tarefas didaticas, e uma das grandes invencoes do sistema de ensino. Trata-se de uma acao afirmativa, compensando uma parcela da populacao antes marginalizada, por nao ter tido acesso a escola e ao ensino universal. No caso dos indios, este empreendimento e uma tarefa ainda mais complexa que com professores da rede publica em geral, por serem povos com outras linguas e culturas, que tradicionalmente nao tinham escolas, mas sim outros processos de ensino e aprendizagem. Ao criarem escolas oficialmente reconhecidas, os povos indigenas tem que combinar dois universos distintos, por vezes opostos, duas ou mais formas de pensar e viver, a sua e a da sociedade nacional. E preciso formular principios nada simples de seguir, mas talvez so assim seja viavel garantir o direito a pluralidade cultural, as linguas, combatendo racismo e preconceito, fundando uma verdadeira cidadania. A inspiracao para a politica governamental de formacao de professores indigenas veio de programas nao-governamentais que surgiram nos anos 80 e 90, traduzindo o anseio indigena por autonomia, conhecimento da sociedade brasileira e defesa de suas terras e seus direitos. Entre os programas mais consolidados e conhecidos, estao o do Acre e o dos Tikuna, mas ha dezenas de outros, cada um com uma configuracao propria. Alguns comecaram ensinando diretamente aos estudantes, criancas ou adultos, mas logo descobriram que o trabalho com os professores indigenas era um melhor metodo de preservar e ampliar os muitos repertorios culturais. O Ministerio da Educacao (MEC) vem acolhendo e incorporando essas experiencias, ao procurar delinear uma politica educacional indigena multilingue e intercultural.

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