Artigo Produção Nacional

OFICINA DE INFORMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DE INTERGERACIONALIDADE NA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA-UNAPI/UFMS

2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Suzi Rosa Miziara Barbosa, J. de Oliveira, Nayara Almada Acosta,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

INTRODUCAO: A UnAPI/UFMS faz parte do Programa de Promocao dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, que visa o protagonismo, a qualidade de vida e o envelhecimento ativo. A oficina de informatica tem como objetivo promover a inclusao digital e aumentar a auto-estima, de forma a combater a exclusao da vida em sociedade. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: A oficina e oferecida duas vezes por semana, com duracao de 90 minutos e participam desta 12 idosos. O planejamento das atividades respeita o nivel cognitivo de cada individuo e e desenvolvido pelos academicos dos cursos de Administracao, Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Fisioterapia. As atividades iniciaram com as acoes basicas de acesso ao computador e o manuseio do mouse, seguida pelos recursos e programas Microsoft Office Word, Excel, Jogos e Internet. A utilizacao do “Word” possibilitou conhecimentos do teclado, digitacao e formatacao de texto, sendo uma ferramenta para o exercicio da memoria, da coordenacao visando estimular a organizacao dos pensamentos atraves da escrita e favorecer o raciocinio logico. O Excel utilizando tabelas e formulas permitiu o controle de financas e resolucao de operacoes matematicas. Atraves da Internet foi possivel o acesso a estrategias inclusivas por meio das comunidades virtuais como facebook e e-mail facilitando o contato entre pessoas e a navegacao por busca de noticias para se manter atualizados e integrado ao mundo digital. Os jogos foram utilizados com objetivo de favorecer a concentracao, o raciocinio, cognicao, coordenacao e a memoria. IMPACTOS: A oficina favorece a melhora da memorizacao, cognicao, convivio social, aumento do contato familiar e com amigos, facilitar a comunicacao a distância e diminuir o sentimento de solidao e isolamento, contribuindo para a melhora da qualidade de vida. Novos conhecimentos sao imprescindiveis para manter o cerebro ativo e assim evitar perda de memoria, depressoes e instalacao de comorbidades caracteristica do envelhecimento. Outro fator importante e estimular as habilidades de coordenacao motora que contribuem para a manutencao das atividades de vida diaria. O empoderamento obtido por meio dos conhecimentos da informatica estimulam a autonomia e a independencia nivelando o conhecimento para todas as idades. A oficina para os academicos desperta a necessidade de desenvolver competencias na area da informatica para a elaboracao das aulas, contribui para aquisicao de habilidades para ensinar os idosos, e consequentemente permiti o estabelecimento da intergeracionalidade de forma a possibilitar o fortalecimento do dialogo, o intercambio de conhecimento e a troca de experiencias. CONSIDERACOES FINAIS: A participacao na oficina contribui para o processo de formacao profissional, pois por meio desta e possivel desenvolver habilidades que nao estao vinculadas a estrutura curricular dos cursos de graduacao. Os academicos desenvolveram competencias, tornando-se uma ferramenta de convivio que contribui para aquisicao de habilidades para ensinar, de forma a possibilitar maior capacidade empatica, e aprimorar sua percepcao sobre a senescencia. Esta, colaborou com o processo de construcao e formacao pessoal, que fortalece a sociedade para todas as idades, alem de ser um exercicio de cidadania.

Referência(s)