Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DO MODUS PARISIENSIS AO RATIO STUDIORUM: OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO HUMANISTA NO INÍCIO DA IDADE MODERNA

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 48 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/57630

ISSN

2236-3459

Autores

João Batista Storck,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

O processo constitutivo do Ratio studiorum, enquanto método pedagógico, bem como a relação deste com o surgimento e a estruturação do Humanismo no início da Idade Moderna, é o tema do presente artigo. No desenvolvimento do trabalho, utilizamos uma vasta bibliografia existente sobre o tema, assim como, realizamos a consulta em documentos específicos da Companhia de Jesus. A relevância do presente trabalho justifica-se considerando o fato de que o método pedagógico desenvolvido pelos jesuítas teve uma grande influência sobre a educação e a cultura de modo geral, contribuindo para a estruturação do humanismo moderno e contemporâneo.

Referência(s)