
Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-3539/2015/0192846
ISSN2175-3539
AutoresMarluce Auxiliadora Borges Glaus Leão, Zilda Regina de Souza, Maria Aparecida Campos Diniz de Castro,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoResumo:Este ensaio apresenta reflexões sobre o processo de desenvolvimento humano, à luz da Teoria Bioecológica, a partir da narrativa fílmica de "O contador de histórias", produção brasileira baseada em história real. Focaliza o desenvolvimento de uma pessoa, as interações entre aspectos multidirecionais de sua trajetória de vida, em contextos próximos e distantes. Utiliza a trama para articular os elementos centrais desta teoria- pessoa, processo, contexto e tempo. Identifica a importância da educação balizando a formação do ser humano diante do fenômeno da violência, mobilizando o processo de resiliência e modulando influências recíprocas no desenvolvimento. A inter-relação entre as características biopsicológicas do protagonista, os processos de socialização e as vulnerabilidades dos contextos em que transita, realça o papel da família e das instituições sociais na construção de sua história. Embora constitua um exemplo metafórico, permite uma leitura empírica da vida.
Referência(s)