
MATRIZ CURRICULAR QUE INTEGRA A UNIVERSIDADE, O SERVIÇO E A COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresLeila Graziele Dias de Almeida, Fabrício Falcão de São Paulo, Camille Santos Andrade,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoINTRODUCAO: Em decorrencia das transformacoes ocorridas no sistema de saude brasileiro nas ultimas decadas, a formacao de recursos humanos precisa estar atenta a superacao do modelo hegemonico. A partir dessa compreensao, uma universidade publica da Bahia construiu, de maneira coletiva com todos os colegiados da area da saude (fisioterapia, medicina, farmacia, enfermagem, nutricao e fonoaudiologia), o componente curricular Programa de Integracao Academia-Servico-Comunidade (PIASC), propondo uma parceria entre a universidade, os servicos locais de saude e a comunidade. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Trata-se de um relato de experiencia acerca das atividades desenvolvidas por um grupo de PIASC I, que esteve inserido numa comunidade no primeiro semestre de 2013. O PIASC e desenvolvido em tres periodos consecutivos, sendo que o PIASC I se constitui na experiencia inicial de imersao dos discentes na realidade da comunidade. O contato com os moradores foi feito por intermedio dos agentes comunitarios de saude (ACS) e dos profissionais de saude da USF e o dialogo se deu nas residencias dos moradores, em salao de reuniao da igreja, no terreiro de candomble, nas dependencias da USF, nas ruas e ruelas, nos bares e nos restaurantes. Para atingir o objetivo proposto com o componente, foi de fundamental importância o resgate da historia da comunidade para compreensao sobre a realidade de vida das pessoas, alem de servir de suporte para o diagnostico situacional e o planejamento de acoes que seriam realizadas nos PIASC’s subsequentes. Como recursos avaliativos, lancou-se mao do diario de campo, participacao das discussoes em sala de aula e nas aulas de campo, producao de texto e a elaboracao de uma atividade artistica que pudesse exemplificar a experiencia alcancada pelo grupo, a qual foi apresentada pela turma na Mostra do PIASC, que envolveu todos os discentes e docentes dos tres semestres, bem como profissionais de saude das UBS e moradores da comunidade. IMPACTOS: A insercao dos discentes na comunidade possibilitou uma aprendizagem critica e reflexiva, a qual se justifica pela possibilidade de compreensao critica da realidade do sistema de saude e construcao da aprendizagem a partir da articulacao entre teoria e pratica e da experiencia da interdisciplinaridade. Atraves do PIASC, foi experimentado um processo de construcao e desconstrucao permanente, a partir de um espaco de dialogo e de desenvolvimento da cidadania, no qual diversos atores sociais – docentes, discentes, usuarios, profissionais de saude – foram estabelecendo seus papeis na confluencia de seus saberes, modos de ser e de ver o mundo. CONSIDERACOES FINAIS: A descricao da experiencia aponta o componente curricular como um dispositivo de grande potencial para fortalecimento da comunicacao interpessoal dos discentes e docentes, junto aos trabalhadores de USF e moradores da comunidade, bem como um espaco de relacoes solidarias, onde ha a valorizacao dos saberes e experiencias de todos os participantes, contrariando a logica de impessoalidade reinante em muitos setores da vida academica.
Referência(s)