Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Novas diretrizes em tempos desafiadores: formação em Psicologia para atuar na Educação

2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539/2015/0193893

ISSN

2175-3539

Autores

Anabela Almeida Costa e Santos Peretta, Sílvia Maria Cintra da Silva, Flaviana Franco Naves, Fabiana Marques Barbosa Nasciutti, Larice Santos Silva,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia de 2004 implicaram em uma reorganização curricular em ênfases e núcleos comuns. O objetivo desta pesquisa foi analisar a formação dada aos futuros psicólogos quanto à ênfase em processos educativos, tendo em vista as Diretrizes. Participaram da pesquisa cinco instituições mineiras, sendo duas universidades públicas e três privadas. Foram obtidas informações por meio de: análise dos projetos curriculares; entrevistas com coordenadores de curso e professores; questionários respondidos por estudantes dos 4os e 5°s anos. Constatamos que as ênfases em processos educativos têm adotado direçõespromissoras em termos de prepararem os futuros psicólogos para se relacionar com o campo da Educação e desenvolver práticas que colaborem para a construção de processos educativos emancipatórios. Contudo, em Minas Gerais poucos cursos de Psicologia oferecem ênfases relacionadas aos processos educativos. Destaca-se, portanto, a relevância de que o psicólogo seja legalmente reconhecido como profissional da educação.

Referência(s)