
Novas diretrizes em tempos desafiadores: formação em Psicologia para atuar na Educação
2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2175-3539/2015/0193893
ISSN2175-3539
AutoresAnabela Almeida Costa e Santos Peretta, Sílvia Maria Cintra da Silva, Flaviana Franco Naves, Fabiana Marques Barbosa Nasciutti, Larice Santos Silva,
Tópico(s)Social Representations and Identity
ResumoResumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia de 2004 implicaram em uma reorganização curricular em ênfases e núcleos comuns. O objetivo desta pesquisa foi analisar a formação dada aos futuros psicólogos quanto à ênfase em processos educativos, tendo em vista as Diretrizes. Participaram da pesquisa cinco instituições mineiras, sendo duas universidades públicas e três privadas. Foram obtidas informações por meio de: análise dos projetos curriculares; entrevistas com coordenadores de curso e professores; questionários respondidos por estudantes dos 4os e 5°s anos. Constatamos que as ênfases em processos educativos têm adotado direçõespromissoras em termos de prepararem os futuros psicólogos para se relacionar com o campo da Educação e desenvolver práticas que colaborem para a construção de processos educativos emancipatórios. Contudo, em Minas Gerais poucos cursos de Psicologia oferecem ênfases relacionadas aos processos educativos. Destaca-se, portanto, a relevância de que o psicólogo seja legalmente reconhecido como profissional da educação.
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