Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0103-7307201507711

ISSN

1980-6248

Autores

Sandro Vinícius Sales dos Santos,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Resumo Este estudo tem como eixo norteador a teoria crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin. Partindo da polissemia do conceito de experiência no texto benjaminiano, o autor busca elementos conceituais que auxiliem na elaboração da noção de experiência infantil (composta por um misto de complexidade e sutileza). A análise se desenvolve a partir de textos do próprio Benjamin e de textos de comentaristas da teoria crítica da cultura e da modernidade. Ao apresentar as contribuições de Walter Benjamin para a construção de um olhar diferenciado para a criança e sua educação, o autor conclui enfatizando a importância delas para a área da educação infantil e, de modo mais amplo, para o desenvolvimento da infância contemporânea.

Referência(s)