
CAPOEIRA E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/periferia.2015.21976
ISSN1984-9540
AutoresMaria Alice Rezende Gonçalves, Vinícius Oliveira de Moura Pereira,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoDOI: 10.12957/periferia.2015.21976 O artigo discute a proposta do Programa Mais Educação para introdução da capoeira no espaço escolar. Tendo como pano de fundo um cenário de fortalecimento da etnicidade afro-brasileiro, debatemos em que medida a introdução da capoeira promovida pelo referido Programa pode colaborar para implementação da Lei 10639/03, responsável por incluir na LDBEN a temática "História e Cultura Afro-Brasileira”. Concluímos que apesar do reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial e da orientação para trabalhar com seus múltiplos aspectos, os sentidos atribuídos a ela no cotidiano escolar estão em disputa. Dessa forma, a capoeira pode ser pensada como cultura afro-brasileira, como patrimônio nacional ou ainda como simplesmente uma prática esportiva.
Referência(s)