
Jogos cooperativos e a promoção da cooperação na educação infantil
2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-3539/2015/0192823
ISSN2175-3539
AutoresMarilícia Witzler Antunes Ribeiro Palmieri,
Tópico(s)Child and Animal Learning Development
ResumoResumo:O presente artigo analisa em nível microgenético como duas professoras de um Centro Filantrópico de Educação Infantil do município de Londrina-PR promovem ou inibem a cooperação entre seus alunos, a partir da proposta dos jogos cooperativos, tendo como referencial teórico e metodológico as contribuições da perspectiva sociocultural construtivista de desenvolvimento humano. A análise microgenética de episódios interativos vídeo gravados mostrou que as professoras se orientaram para o objetivo de incentivar/estimular a participação coletiva das crianças no contexto dos jogos cooperativos. Valoriza-se a proposta dos jogos cooperativos na educação infantil como um recurso educativo essencial para as professoras integrarem práticas lúdicas de cooperação e de solidariedade e gerar processos de negociação de conflitos e a internalização de valores construtivos (ajuda mútua, colaboração, empatia), para que a criança venha a co-construir novos significados sobre a sua participação em brincadeiras.
Referência(s)