Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogos cooperativos e a promoção da cooperação na educação infantil

2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539/2015/0192823

ISSN

2175-3539

Autores

Marilícia Witzler Antunes Ribeiro Palmieri,

Tópico(s)

Child and Animal Learning Development

Resumo

Resumo:O presente artigo analisa em nível microgenético como duas professoras de um Centro Filantrópico de Educação Infantil do município de Londrina-PR promovem ou inibem a cooperação entre seus alunos, a partir da proposta dos jogos cooperativos, tendo como referencial teórico e metodológico as contribuições da perspectiva sociocultural construtivista de desenvolvimento humano. A análise microgenética de episódios interativos vídeo gravados mostrou que as professoras se orientaram para o objetivo de incentivar/estimular a participação coletiva das crianças no contexto dos jogos cooperativos. Valoriza-se a proposta dos jogos cooperativos na educação infantil como um recurso educativo essencial para as professoras integrarem práticas lúdicas de cooperação e de solidariedade e gerar processos de negociação de conflitos e a internalização de valores construtivos (ajuda mútua, colaboração, empatia), para que a criança venha a co-construir novos significados sobre a sua participação em brincadeiras.

Referência(s)